Como renovar passaporte brasileiro em Lisboa.

     ano-de-portugal-e-brasil

     Renovar o passaporte, no consulado brasileiro em Lisboa, pode parecer uma tarefa difícil. Dada toda a disfunção burocrática que, encontramos no site do Consulado. No entanto, após vivenciar está experiência e ter tido dificuldades para obter informações, decidi nesse espaço, dar as directrizes para aqueles que precisarem renovar o passaporte no consulado de Lisboa.

  • Documentos exigidos:(Apenas documentos originais)
  1. Certidão de Nascimento/Casamento, caso aplique-se;
  2. Carteira de Identidade;
  3. CPF;
  4. Certificado de Dispensa de Incorporação (Serviço Militar);
  5. Título Eleitoral; Consulte aqui  a sua situação.
  6. 1 Foto 3/4 ou 5/7 (com menos de 6 meses);
  7. Passaporte Vencido ou ainda válido. (Caso não tenha, terá que pagar a taxa em dobro);
  8. Taxa de 120€. (Ao contrário da indicação no site do consulado, este é o valor da taxa).

     Após reunir todos os documentos, você deverá efectuar o seu agendamento no site do Consulado Brasileiro em Lisboa. Todos os Links estarão disponíveis no rodapé desta página. Quando realizei a minha marcação, tive que esperar mais de 2 meses. Portanto, quando antes efectuar a sua marcação, mais rápido será o processo. Site para agendamento Sistema de Agendamento Consular

     Feita sua marcação no site do consulado, estará disponível um Formulário de Solicitação para passaporte. Para preencher este formulário, você precisará de todos os documentos acima citados. É importante preencher com o máximo possível de informações para que torne mais rápido o processo de emissão do passaporte.  Formulário para Solicitação de Passaporte Formulário de Solicitação.

     Após preenchido, você deverá imprimir o impresso e colar a fotografia. Este impresso, deverá ser entregue, na data da marcação facultada pelo consulado.  Junto ao impresso, deverão estar todos documentos originais e efectuar o pagamento da taxa de 120€, que poderá ser feita em dinheiro ou MBApesar de ser mais caro do que o anunciado no Site do Consulado Brasileiro em Lisboa, este passaporte tem validade de 10 anos. O anterior tinha 5 anos de validade.

     O atendimento do consulado é bastante cordial. Após efectuarem a verificação dos documentos originais e formulário previamente preenchido, efectuamos o pagamento. É nos dado um recibo consular, para retirarmos o passaporte no prazo indicado. No meu caso, foi dado um prazo de 10 dias úteis.

Links Úteis:

Site Oficial do Consulado Brasileiro em Lisboa

Site para agendamento Sistema de Agendamento Consular

Para consultar a sua Situação Eleitoral 

Formulário para Solicitação de Passaporte Formulário de Solicitação.

O consulado não dá informações por telefone. No entanto, são rápidos ao responder por email cg.lisboa@itamaraty.gov.br .

Consulado-Geral do Brasil em Lisboa – Rua António Maria Cardoso, nº 39 –

Chiado, 1200-026 Lisboa

O acesso mais econômica, prática e fácil, será via METRO. Deverá seguir a linha Azul ou Verde, até a Estação da Baixa-Chiado.  Quando sair da estação, a sua frente, terá uma Banca/Kiosk de Revistas, deverá seguir por esta rua, atento ao lado direito. O consulado fica atrás da Loja Hermés, mesmo ao lado da Kiehl’s.

Caso surjam dúvidas, enviem mensagem.

Obrigado.

The Relevant!

 

Anúncios

6 comentários sobre “Como renovar passaporte brasileiro em Lisboa.

    1. Raíto

      Olá, bom dia!
      Sou brasileiro, moro em Lisboa e meu passaporte vence só em Abril/2018, mas darei entrada no Visto de Residência em Maio/2017 e meu passaporte precisa estar a 1 ano antes de vencer, ao menos.
      Consigo fazer essa renovação sendo que ainda meu passaporte tem validade até Abril/2018?
      Já fiz agendamento no Consulado e preenchi o Requerimento.

      Obrigado.

      Curtir

  1. Taciana

    Obrigada pelas informações, eu estou tentando agendamento pelo site mas esta tudo cheio nem para os meses a frente não se consegui agendar. Sabe me ajudar quanto a isso?

    Curtir

  2. Mariana

    Muito obrigada pela preciosa informação. Sabe se basta mostrar o título eleitoral ou se precisamos de obter alguma certidão? Pois no site o consulado refere certidão. Muito obrigada!!

    Curtir

  3. Felipe Gomes Sales

    Obrigado pelas informações foram bastante úteis, apesar de morar 10 anos em Portugal estava totalmente a quem das atualizações feitas desde da minha ultima renovação do passaporte que foi em 2010.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s